Gostou do artigo? Compartilhe!

QUAIS EXAMES DE RASTREAMENTO DEVO FAZER?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Os exames de rastreamento, também chamado “screening”, variam de acordo com as recomendações para o seu sexo, faixa etária, antecedentes pessoais e familiares, além do perfil genético.

 

De forma genérica, temos o seguinte:

 

• Câncer de mama:

Mulheres a partir dos 40 anos, com mamografia anualmente. Pode ser associado o exame de ultra-sonografia das mamas para aumentar a sensibilidade.

• Câncer de colo de útero:

Mulheres, a partir dos 21 anos, com exame de citopatológico cervico-vaginal (papanicolau) anualmente.

• Câncer colorretal:

Homens e mulheres, a partir dos 45 anos, com colonoscopia a cada 10 anos. Nos pacientes, com familiares portadores de câncer colorretal, deve se iniciar com 40 anos, ou 10 anos a menos que a idade ao diagnóstico do familiar acometido.

• Câncer de pulmão:

Homens e mulheres tabagistas atualmente ou que pararam de fumar a menos de 15 anos, a partir dos 50-55 anos, com tomografia de tórax anualmente.

• Câncer de próstata:

Homens, a partir dos 50 anos, com exame de PSA e toque anualmente. Pode ser iniciado aos 40-45 anos em pacientes com maior risco (negros, história familiar de câncer de próstata).

• Câncer de pele melanoma:

Homens e mulheres, com risco aumentado para melanoma (raça branca, história familiar de melanoma, portadores de múltiplas pintas), a partir dos 50 anos, com exame clínico da pele de todo corpo feito por dermatologista.

 

Obs: De acordo com cada caso, a critério médico, o intervalo para repetir os exames, pode ser menor que o descrito anteriormente.

 

Wanessa Apolinário Martins

Cancerologia Clínica

CRM GO 14359 / RQE 8222 e 9706

Autor

Dra Wanessa Apolinário

Dra Wanessa Apolinário

Oncologia Clínica

Especialização em Residência Médica em Oncologia Clínica no(a) Associação de Combate ao Câncer em Goiás.