Dia Mundial de Combate ao Câncer - 8 de Abril
Dia Mundial de Combate ao Câncer - 8 de Abril
O Dia Mundial de Combate ao Câncer, comemorado em 8 de abril, foi criado pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC) para marcar o combate à doença, que a cada ano atinge milhares de pessoas.
No Brasil, apenas em 2020, foram estimados mais de 620 mil novos casos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Nos homens, a neoplasia maligna mais comum é o câncer de próstata, sendo responsável por 29,2% dos casos. Já nas mulheres, o câncer mais incidente é o de mama, correspondendo a 29,7% dos casos.
Segundo a ESMO (European Society for Medical Oncology) aproximadamente 30-50% de todos os casos de câncer são preveníveis! Saber mais sobre prevenção do câncer, fatores de risco e detecção precoce é essencial para reduzir a probabilidade de desenvolver câncer.
Ainda de acordo com a Sociedade Européia de Oncologia Clínica, 29,4 milhões de casos de câncer são esperados no mundo até 2040, o que significa um aumento de 66,7% desde 2018. Portanto não se pode concentrar apenas em tratamentos de câncer, mas também em sua prevenção e o papel dos oncologistas nesse campo.
Esses números demonstram a importância de divulgar hábitos e mudanças de estilo de vida que ajudam na prevenção da doença. Abaixo vou relacionar as 10 medidas mais importantes para diminuir o risco de desenvolver câncer.
- Não fumar.
Este é a principal atitude para quem que não deseja desenvolver câncer. O tabagismo está associado a mais de 11 tipos de câncer, dentre eles: câncer de bexiga; câncer de pâncreas; câncer de fígado; câncer do colo do útero; câncer de esôfago; câncer de rim e ureter; câncer de laringe (cordas vocais); câncer na cavidade oral (boca); câncer de faringe (pescoço); câncer de estômago; câncer de cólon e reto; câncer de traquéia, brônquios e pulmão. Lembrando que nunca é tarde para parar. Existe benefício em parar a qualquer momento da vida.
- Fazer atividade física
Ajuda a evitar diversos tipos de câncer, dentre eles rim, mama, próstata.
- Manter o peso saudável
Também reduz risco de diversos tipos de câncer que estão relacionados com a obesidade, dentre eles mama, próstata, rim.
- Realizar dieta rica em frutas e verduras e pobre em gorduras saturadas
Essa medida ajuda a reduzir o risco de câncer do trato gastrintestinal, principalmente colorretal.
- Limitar o consumo de álcool
O uso de álcool está associado a diversos tipos de câncer, dentre eles cavidade oral, esôfago e mama.
- Sexo seguro
Utilize preservativo para evitar infecções por vírus (HIV, HPV, Hepatites B e C, Epstein Barr) que estão relacionadas com maior risco de câncer
- Fotoproteção
Utilize protetor solar diariamente e considere o uso de mangas compridas, chapéus e sombrinhas. A exposição solar é a principal causa do câncer de pele, incluindo o melanoma.
- Manter o cartão de vacinas em dia
Em especial, a vacina contra HPV e Hepatite B.
O vírus HPV está relacionado com a maioria dos casos de câncer de colo de útero, além de parte dos casos de câncer de canal anal e cabeça e pescoço.
A vacinação de colo de útero tem potencial de erradicar o câncer de colo de útero nas próximas gerações. A vacina contra o vírus HPV está indicada para pessoas até 46 anos. No calendário vacinal, está presente para meninos de 11 a 14 anos e em meninas 9 a 14 anos.
O vírus da hepatite B é um dos responsáveis pelo câncer de fígado (hepatocarcinoma). A vacina contra a hepatite B está indicada para pessoas de todas as faixas etárias. Faz parte da rotina de vacinação das crianças, devendo ser aplicada, de preferência, nas primeiras 12-24 horas após o nascimento.
- Não utilizar anabolizantes
Estes aumentam o risco de câncer, especialmente de fígado
- Exigir materiais esterilizados ou descartáveis quando realizar manicure ou tatuagens.
Isso evita a transmissão de Hepatites B e C, relacionadas com câncer de fígado
Wanessa Apolinário Martins
Cancerologia Clínica
CRM GO 14359 / RQE 8222 e 9706